07 setembro, 2008

Gostosuras

Terça-feira passada foi a primeira vez que o Rodrigo teve a visita de um amigo dele, da escola.

Tudo começou há umas três semanas, depois que a R. veio passar a manhã aqui. A R. é filha da Monika, minha amiga querida, e uns dois anos mais velha do que o Rô. Apesar disso - ou por isso mesmo - os dois se dão super bem, e naquele dia brincaram tanto que o Rô chegou dormindo na escola e a R. também chegou dormindo em casa!

Naquele mesmo dia, voltando da escola, Rô me comunicou: "eu quero que o P. venha em casa!". Eu concordei, dizendo que então ia conversar com a mãe dele para fazer o convite. Aí, passou quase uma semana e eu não encontrava a mãe do P.; enquanto isso, quase todo dia o Rô perguntava ou então me contava alguma conversa dele e do P.: "mãe, eu falei pro P. que ele vai vir aqui e que você vai falar com a mãe dele, tá? E vai ser muito legal".

Finalmente, na reunião de pais, encontrei a mãe do P. e fiz o convite. Ela ainda comentou: "ah, ele disse mesmo que um amigo tinha convidado, mas eu não sabia qual era!". Aí, combinamos tudo.

Na manhã seguinte, contei pro Rô da novidade. Ele escutou, abriu um sorriso e me respondeu: "Então eu vou dizer pro P. que está combinado!".

Na sexta-feira antes da visita, chego para pegar o Rô na escola e vem a professora do Rô me perguntar: "O P. vai na casa de vocês? Eles não falam de outra coisa...".

E na segunda-feira, véspera da visita, foi um frisson total, eles combinaram uma porção de coisas: cheguei para pegar o Rô e o P. veio conversar comigo, que ia ter duas cadeiras, e que eles iam sentar na mesinha, e que eles iam fazer isso, aquilo e aquilo outro...

(Agora, imaginem vocês as conversas que duas crianças de três anos são capazes de ter. Eu, honestamente, fiquei impressionada. O Rô de vez em quando chega contando uns causos - que o Fulano tem esse DVD, que o outro tem um tênis do homem-aranha... - e eu ficava pensando, "Mas será que eles levam na escola essas coisas?". Depois dessa coisa da visita, descobri que não, que eles têm conversas muito sérias e combinam coisas, trocam informações...Um barato!).

Engraçado é que só na véspera é que me dei conta: em geral, confiamos nossos filhos aos nossos amigos, isto é, aos cuidados de pais que são nossos amigos, que conhecemos bem. E a mãe do P. foi muito bacana de confiar em nós, afinal, foi a primeira saída do filhote dela,numa visita à casa de um amigo dele.

Finalmente o dia chegou. Ainda acordamos cedo para deixar um bolo pronto para a hora do lanche. O Rô que fez. Ou melhor, ele fez uma parte e depois ficou entretido demais comendo massa para terminar :-). Mal havíamos posto o bolo no forno e o P. chegou. No começo meio desconfiado, mas em dois minutos já tinham ido pro quarto fazer bagunça.

Eles brincaram tanto que nem lancharam, nem almoçaram. Sentavam e dois segundos depois saíam correndo de volta pros brinquedos...Foi muito gostoso.

Depois do não-almoço, foram os dois para escola. Rodrigo já chegou dormindo, mas o P. estava bem acordado. De tarde, na saída, a professora deles disse que eles ficaram super unidos e contaram um monte de histórias, todo animados.

Essa semana acho que o Rô vai na casa do P., passar a manhã com ele. Vamos ver como vai ser.

E ele já me pediu para convidar o G. para vir aqui também! Estou vendo que até o fim do ano, vamos ter uma visita por semana!

Mas é muito bacana, vê-los brincar, conversar...Perceber como as crianças são diferentes, como resolvem seus conflitos. Aqui no nosso prédio não tem criança pequena e nem sempre conseguimos visitar as avós para encontrar os primos, né? Então, essas visitas são um jeito maravilhoso de adensar os laços que eles vão fazendo na escola.

Tão pequenos, e já vão aprendendo sobre amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário