11 julho, 2008

De novo o papo "mulherzinha"

Então. Ainda não desisti de toda aquela história dos produtos de cuidados com a pele e maquiagens que sejam mais naturais.

A Thais me escreveu, perguntando das maquiagens. Vou contar aqui o que disse para ela, tá?

No dia em que fui fazer o remédio do Rodrigo, comprei um lipbalm da Florestas. Eu tenho um problema grave de ressecamento dos lábios no inverno: racha tudo e dói demais. Eu estava usando o Ceralip, da La Roche Posay, que é o único que ajudava a segurar a onda.

Aliás, depois lembrei que, quando o Rô nasceu, a minha irmã me passou a Lansinoh dela (salvadora da amamentação da Mari, que teve muita rachadura). Por sorte, não tive muita rachadura, mas em um dado momento, percebi que ela podia ser usada nos lábios e resolvia as fissuras que era uma beleza! Mas aí uma amiga teve filho e rachaduras no seio e eu não ia ficar com a pomada só para usar nos lábios, né?

Bom. O lipbalm da Florestas é ótimo: embalagem pequenininha, fácil de usar, e eficiência equivalente à Ceralip, com a vantagem que é natural, orgânica e um terço do preço!

Eu também comprei uma base anti-idade e uma máscara para cílios da linha Tracta, da Farmaervas. Em princípio, eles fazem fitoterápicos e fitocosméticos. Mas não tem informações quanto a ser orgânico ou desprovido de componentes químicos. Eu fiquei de pesquisar os componentes na base de dados Skin Deep, mas ainda não fiz (desculpem!).

E lá no Vida Verde, eu descobri um blog ótimo, chamado Mamãe passou açucar em mim. É o blog de uma pesquisadora e traz muitas informações sobre produtos químicos, indústria farmacêutica e até sobre as regulações envolvidas em cada um dos tipos de "dermocosméticos" que existem por aí. Ela também é uma das fundadoras do projeto Millebolleblu, que faz produtos de higiene para bebês e crianças e ainda roupas lindas de algodão orgânico. Vale a pena, para a gente entender um pouco mais que mundo é esse. Recomendo especialmente o post do dia 7 de julho de 2008.

Outro site bacana para quem quiser pesquisar mais sobre o assunto é o Beleza Inteligente, que traz vários artigos que nos ajudam a nos localizar nesse mundo.

Quando disse que esse mundo está cada vez mais complicado de se viver, eu me referia ao fato de que a gente está sujeito a tantas fontes de informação, que muitas vezes é difícil tomar decisões que sejam boas. Primeiro, porque os critérios que definem uma boa decisão variam de acordo com o que queremos: se eu estivesse muito mais interessada nos resultados imediatos, por exemplo não estaria nem aí para o fato de que os produtos que uso tem ingredientes que podem fazer mal no longo prazo, por exemplo. Ou aplaudiria de pé a tecnologia ultra-moderna de remoção de manchas, mesmo que ela não seja inteiramente saudável...

Eu ainda nem fui na dermatologista (só a semana que vem), mas sei que vou ter que ter muito tato para conversar sobre as outras possibilidades de tratamento porque ela já me acha um pouco louca por amamentar até hoje. Agora, imaginem o que vai acontecer se eu chegar lá pedindo uns produtos orgânicos, né? Eu sei que o modelo de tratamento que ela tem é o de uso de medicamentos, então não dá para chegar lá questionando tudo. Porque se fosse para ser assim, eu nem deveria mais ir e pronto. Por outro lado, acho que também é bacana expor a ela minhas preocupações, porque quem sabe isso também começa a dizer de uma nova demanda...

Ah! E o Edu me deu de presente de aniversário (é só em agosto, mas demora a chegar, então...) um kit da Everyday Minerals - e eu pedi também o kit de amostra. É maquiagem mineral, orgânica e lindinha! Quando chegar, eu conto como é usar...Eu pedi muitos gloss, porque é o que mais uso. Mas também várias bases em efeito mate. Como é mineral, não entope os poros (segundo as várias resenhas que vi sobre o assunto da maquiagem mineral).

Era isso!

* Quase esqueci: não percam o post do dia 9 de julho da Thais no Vida Verde, que tem dicas preciosas de maquiagens e produtos - todos importados, infelizmente. Mas de repente a gente se organiza para testar e faz um plano de negócios para abrir uma importadora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário