26 julho, 2009

Alimentar o corpo

Então, depois de muito tempo, eis me aqui finalmente roubando tempo para escrever as duas receitas que prometi.

Começando pela mais fácil: Creme de cenoura com gengibre.

A única coisa difícil dessa receita é tentar entender as medidas, já que fiz depois de experimentar em algum lugar e por isso só sei fazer a olho...
Ingredientes:
3 ou 4 cenouras médias
2 batatas médias
1 pedaço bem pequeno de gengibre (hmmmm... deixa eu tentar explicar melhor... mais ou menos a metade de um polegar).
Sal.
Água.
Bão. Preparados para os passos da receita?
Então é assim: você descasca as cenouras e as batatas e as corta grosseiramente. Aí, coloca na panela de pressão, com mais ou menos 1,5l de água fervendo (ou até cobrir), junto com sal e o gengibre. Aí fecha, deixa cozinhar por vinte minutos e fica sentindo o aroma do gengibre se espalhar pela cozinha - ou pela casa, caso a sua seja pequenina como a minha ;-)
Passados os vinte minutos, você desliga e espera esfriar (ou, se se sentir seguro, coloca a panela debaixo da água fria, para interromper o cozimento e tirar a pressão). Abre, e aí bate o creme. Eu uso o mixer pra bater na panela mesmo, mas no liquidificador também rola. Experimente e corrija o sal, se necessário.
Voilá! Está pronta. Super leve e saborosa, um creminho para aquecer seu inverno.
Agora, a da torta. Quem me ensinou essa receita foi minha mãe, que faz uma deliciosa torta de ricota com espinafre. Como ela é fácil por ser de liquidificador, acabei adaptando-a para outros recheios, como alho poró ou palmito. Fica tudo bom, desde que você cuide de deixar o molho um pouco molhado, porque a massa é bem sequinha.
Vamos aos ingredientes:
1 xícara (chá) de maizena
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo ralado
4 ovos
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola ralada (eu uso uma pequena)
1 colher (sopa) de salsa picadinha
Duas observações:
- ao invés de 1 xícara de farinha, eu coloco 1/2 xícara de farinha de trigo branca e 1/2 de farinha integral.
- ontem, como estava sem maizena (e com muito frio para sair e comprar), acabei colocando 1 xícara de farinha branca e 1 xícara de farinha integral. Ficou ótimo! Estou pensando seriamente em passar a fazer assim daqui pra frente, porque achei mais leve do que a versão com maizena.
Bom. Passos da receita.
Você deve colocar todos os ingredientes secos numa tigela. E aí, no liquidificador, você bate os ovos, sal, oléo, alho, a cebola e a salsa.
Então, você vai misturando, com uma colher de pau, a parte seca e a molhada. A massa fica verde e bem pesada mesmo, não se assuste.
Quando tudo estiver misturado, você deve separar a massa em duas partes. Aí, coloca metade na fôrma untada com óleo e farinha, para fazer a camada debaixo. Eu uso uma faca para espalhar mais uniformemente. Forrada a fôrma, coloque o recheio de sua preferência e depois cubra com o restante da massa. Então é só colocar no forno pré-aquecido e deixar por cerca de vinte minutos - ou, método mais utilizado por mim, até cheirar e estar dourada. Pronto!
Sobre os recheios, o de ricota com espinafre é básico: refogue e corte o espinafre; amasse a ricota com garfo e depois misture ao espinafre, colocando um pouquinho de leite ou requeijão para dar liga e não ressecar.
O de alho poró também é fácil: molho bechamel, misture o alho poró, deixando cozinhar um pouco (um médio é suficiente para esta quantidade de massa) e está pronto.
Bom apetite!

2 comentários:

  1. huuuummmmm
    é a sopa do w.raps?

    que bonita.......

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Thais, essa foto eu tirei de um site e aí, num momento de distração, fechei a janela antes de copiar o endereço para dar o crédito; aí fiquei com preguiça de procurar tudo de novo. Feio...
    Mas eu experimentei esse creme num bar da Vila Madalena e fiquei super fã!
    Beijos.

    ResponderExcluir