24 outubro, 2008

Meus rubores... (Update)


Já faz um tempo que percebi que tem muita gente que chega aqui procurando informações sobre rosácea ou sobre tratamento homeopático que trate da rosácea, por causa desse post. Então, resolvi escrever um pouquinho mais sobre o assunto.

Eu sempre fui propensa a ficar vermelha: quando ficava com vergonha, quando tomava chá, quando consumia álcool...Se pegasse sol, então, era queimadura certa! Piorou depois dos 18 anos.

Mas foi na gravidez que a coisa desandou mesmo: fiquei com manchas vermelhas, vasinhos aparecendo no rosto, qualquer coisa ficava quente e quase roxa! Achava que era hormonal e só passava um filtro solar, com álcool (pior besteira, porque isso agravou a situação).

A rosácea pode parecer espinha, mas não é: são pequenas inflamações na pele, vasinhos...Sabe-se pouco sobre a rosácea, mas uma das hipóteses mais certas é que uma das partes do problema é da circulação sanguínea na região do rosto.

Quando descobri que tinha rosácea, pesquisei na internet e fiquei bem chateada, pois ninguém sabe como ela aparece, não há medicamento alopático realmente efetivo, não tem cura, enfim... Mas como eu sempre fui de somatizar minhas dores e crises e de tratá-las com terapias alternativas, fiquei feliz de ler relatos de melhoras com homeopatia.

Uma coisa, então, que aviso pra quem chega procurando por medicamentos homeopáticos é que a coisa não funciona bem assim. Não há UM remédio para a rosácea: ela melhora se você estiver sob tratamento homeopático. As formas de trabalho do médico podem variar; a minha médica, por exemplo, não usa medicamento de repetição: quando nos consultamos com ela, ela avalia como estamos, como respondemos ao medicamento de fundo receitado da última vez e com base na avaliação, receita um medicamento - que pode ou não ser o mesmo. Medicação repetida, só em caso de crises.

Bom. Além da homeopatia, eu vou sempre à minha dermatologista. Como eu estava amamentando desde que comecei a ir nela, sempre fizemos uso de tratamentos suaves. Em dois anos e meio, melhorou muuuito, sem necessidade de grandes intervenções :-)

Vou dizer aqui o que venho usando, só porque são produtos chamados de dermocosméticos, comercializados sem prescrição médica.

Para lavar o rosto, é preciso evitar sabonetes. Eu uso o Cleanance, da Avène - dentre os que experimentei, é o que gosto mais, pela textura que deixa na pele e pelo custo/benefício.
Mas o Effaclar Gel, da La Roche Posay, também é uma boa opção, embora eu pessoalmente tenha sentido a diferença desde que ele deixou de ser fabricado na França e passou a ser fabricado aqui.
E uma boa opção é o Acne Care Gel, da Cosmiatrics, que deixa a pele quase tão suave quanto o Cleanance. Eu gosto inclusive mais do que do Effaclar.
Embora o preço desses produtos não seja barato, eles duram bastante. O meu Cleanance, com 200ml dura em média três meses.
Já testei o PurifAC, da Ròc, e achei que ele irrita um pouco a pele, deixando aquela sensação de repuxe. Depois, fui olhar melhor a fórmula e tinha ácido salicílico. Segundo minha dermatologista, pessoas com rosácea poderiam usar somente produtos com ácido glicólico - como nas formulações do Effaclar, por exemplo. Ou seja, embora o produto tenha um preço médio melhor do que os semelhantes, para quem tem rosácea não vale muito a pena...

Voltando aos cuidados, todos os dias, filtro solar, fator 30 no mínimo. Mas tem que ser um cuja textura não facilite o surgimento de espinhas. Eu usei o Anthelios 30 - Fluide Extreme e faz quase um ano que tenho usado o Anthelios AC 40. Ambos são ótimos, fluídos, sem cheiro e são rapidamente absorvidos. Além disso,
não deixam a pele gordurosa.

No inverno, para evitar o ressecamento, tenho alternado o Anthelios com o Hidratante com fator 30 da L'Oreál, (especial pra pele brasileira, sabem? Aquele que a Angélica faz a propaganda) ou o Minesol, Soy, 30, da Ròc. Em relação ao Minesol, ele não dá espinhas, e protege bem, mas confesso que me incomoda de vez em quando o cheirinho de protetor solar - mais suave que Sundow, mas ainda assim...

De noite, uso o Diroseal, da Avène, que é estranho e verde igual o creme da imagem acima :-) Mas é um dos únicos produtos para peles com rosácea que existem. A La Roche Posay tem uma linha para peles sensíveis (Toleriane), mas o Diroseal é o único que tem como efeito melhorar os vasinhos e a circulação do rosto. Quando passo, sinto imediatamente que a pele dá uma refrescada.

Vale prestar atenção em comidas e bebidas que pioram o quadro. Tem épocas, por exemplo, que não posso com frutas cítricas: é consumir e ficar vermelha. Picos hormonais também fazem variar o vermelhão. É preciso evitar banhos muito quentes e ventos muito gelados. Em outras palavras: nada de extremos...

É isso. Não tem milagre, nem solução fácil. Precisa paciência, disciplina e mais paciência. E de vez em quando voltam as crises e dá vontade de se esconder... Dureza...

Finalmente, antes de comprar vale dar uma pesquisada de preços. Lojas dermatológicas costumavam ter o preço mais em conta (pelo menos uns 10% a menos, em relação ao preço das Drogarias). Mas ultimamente, em especial depois que a La Roche Posay passou a fabricar algumas coisas no Brasil e baixou os preços de alguns produtos, sempre olho também nas drogarias porque tem coisas que têm saído mais em conta na farmácia mesmo. De todo jeito, dou uma consultada no site da Dermadoctor.

Na última consulta (julho/2010), a dermatologista me deu duas dicas, que podem servir também para quem mora em São Paulo:
Belle Pharma Delivery - (11) 55815381 e Farma Rende (11) 38798888. Nunca usei o serviço, mas para quem quiser fazer uma consulta mais completa antes de comprar, talvez sirva.


É isso. Espero que ajudem quem chega aqui procurando por informações sobre a rosácea.

Em tempo: os produtos que uso hoje ou estão listados como de baixo risco ou não aparecem na base de dados do Skin Deep.

Em tempo 2: Quem quiser informações mais completas, vejam esse post, do Bulle de Beauté, super claro e elucidativo.

Imagem: http://aryssu.blogs.sapo.pt/4245.html

105 comentários:

  1. Fabiana,

    O diroseal pode agravar o problema?
    Estou usando há uma semana e tive a impressão q minha pele ficou mais vermelha. Pode-se usar o produto no rosto todo? Porque o produto fala p/ aplicar nas regiões localizadas (bochechas e nariz (lateral e base)).

    Agradeço informações.

    Obrigada
    Roseli

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roseli!
    Não vou saber te responder com toda certeza porque não sou dermatologista; sou só alguém com rosácea, há um pouco mais de 4 anos...
    Sabe que agora que você falou, eu comecei a usar o Diroseal em julho do ano passado e nesse mês a minha pele ficou ter-rí-vel! Mas não achei que tivesse sido por causa só do creme. Acho que calhou de ser um mês muito frio e seco (que piora a rosácea), de ser férias e eu comer mais besteira (amendoim acaba comigo), enfim, achei que era devido a outros fatores. Por exemplo, minha rosácea anda atacada esses dias - calor, sol...Pode ser que seja isso com você também.
    O que te digo é que pela minha experiência, nenhum tratamento com remédio tem efeitos imediatos. Infelizmente, o resultado é a médio e longo prazo, com possíveis recaídas...Você veja que comecei a me tratar há uns 3 anos, e só há uns seis meses a coisa melhorou significativamente, a ponto de algumas manchas desaparecerem.
    Outra coisa é que o Diroseal sozinho não resolve: vc precisa ver que gel de limpeza está usando (o mais suave possível e só duas vezes por dia) e protetor solar, no mínimo 30, todos os dias (sem álcool, senão piora muito).
    Por fim, acho que pode aplicar no rosto todo, sim. Eu aplico só nas regiões mais vermelhas, que é onde se concentram os vermelhos. Como o bendito é caaaro, é mais para não desperdiçar ;-)
    Espero que você se entenda com o produto, que ninguém merece esses problemas de pele, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana, descobri a minha rosácea a pouco mais de 1 mês. Ainda está caindo a ficha... Estou usando tetraciclina e um gel a base de metronidazol à noite. Tava achando melhor, mas agora estou achando muito vermelha... Sinto que fica bem vermelha quando acabo o banho (mesmo que morno, bem fraquinho)... Queria saber qual a loção de limpeza. Procurei no site e encontrei duas opções:

    1) Eau Thermale Avene - Cleanance Gel - 200ml
    2) Eau Thermale Avene - Loção de Limpeza p/ Peles Intolerantes - 200 Ml

    Qual dos dois deveria usar?
    Gosto muito de homeopatia. Vou me tratar nesta linha também.

    Aguardo sua resposta,

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alessandra! Realmente, a ficha vai caindo aos poucos, né? Mas fique tranquila, que com os cuidados todos, as coisas vão melhorando.

    No inverno, porque a gente acaba tomando banhos um pouco mais quentes e por causa do frio e do seco, é comum a vermelhidão piorar. O que você poderia tentar fazer são algumas compressas de água termal (e pode ser qq uma delas, da Avene, La Roche Posay, Vichy...). Vc deixa a água na geladeira e à noite molha alguns algodões e coloca sobre as regiões mais vermelhas. Refresca e hidrata, e costuma melhorar bem.

    Quanto ao gel de limpeza, eu gosto muito do Cleanance Gel - acho que é a melhor opção em termos de custo/benefício. Mas atualmente, estou usando o Purific - AC, da Ròc, e estou gostando bastante.

    Quanto aos remédio que vc está usando, não conheço; mas talvez valha a pena vc conversar com seu dermatologista, se continuar com a sensação de que piorou.Pra mim, por ex., ácido azeláico que é uma boa indicação pra rosácea, agrava a vermelhidão... Então, é importante ver como sua pele reage aos medicamentos.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc me deixou confusa, no post 2008 vc diz que o purific -AC não é bom para peles com rosacea e neste comen´tario de 2009 ,vc diz que esta usando e que está gostando muito ! ??????

      Excluir
  6. Tenho rosacea ha mais de 5 anos, sempre foi só a vermelhidao.Agora faz 6 meses que me mudei p Alemanha, justamente no inverno; queimou muito, criou se os chamados pustulas e minha face parece um bife. Uso Anthelios XL 50, Rosex gel e diroseal, tomava tetraciclina mas nao aguento mais antibioticos.Antes fazia compressa com agua boricada onde tinha melhora.
    Estou tao envergonhada com a aparencia e tb cansada. Estava lendo alguns artigos que falam sobre a eficacia com Roacutan.Mas nao sei se é bom para rosacea pq falam mais sobre acne.
    Aqui nao existe agua boricada p vender!
    Obrigada pela atencao!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá cassinha22 (não consegui identificar seu nome). Realmente, no frio piora muito, chega a doer. Lamento saber que você está passando por isso, porque além de doer, a gente acaba se sentindo muito mal. Eu me lembro que a gota d'água pra mim foi quando um cara ficou me encarando num ônibus e quando fui descer resolveu me dar conselhos sobre como melhorar a minha pele! Fiquei p. da vida, mas ao mesmo tempo tão envergonhada.
    Em relação aos antibióticos, pelo que min ha dermatologista fala, não é qualquer um que melhora a rosácea, é especificamente azitromicina e não em uso contínuo - picos, três dias de uso, em intervalos de uma semana.
    Ao invés de água boricada, você pode usar água thermal, que com certeza tem por aí e a preços melhores que aqui. Pode ser a da Avène, da La Roche Posay, da Vichy... Imagino que no frio, nem precise pôr na geladeira: basta fazer compressas de algodão, à noite ou quando a sensação de ardência piorar.
    Quanto ao Roacutan, não sei se valeria a pena - é tão forte, resseca tanto... A rosácea, como você deve estar cansada de saber, reage melhor à hidratação e suavidade, é diferente de acne comum.
    O pior, eu sinto, é que a gente não tem nenhum controle sobre os episódios e também pouco controle sobre a evolução do tratamento. Por isso, o jeito é respirar fundo e ir se cuidando. Não teria um homeopata que vc pudesse consultar por aí (não sei como é o atendimento na Alemanha, me desculpe)? É mais demorado, mas de repente um remédio de fundo faria diferença.
    Espero que você melhore logo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabiana, desculpe nao escrever, meu nome é Cassia!
    Comeco agradecendo muito pela ajuda, pelo carinho.Qdo estamos longe de casa, da patria, fica td muito mais dificil, inclusive a lingua que estou aprendendo!Ainda nao consegui consulta com dermatologista mas passei numa ginecologista que me receitou tetraciclina (pq aqui td tem que ter receita).
    Nao me lembrava de aguas Thermal, juro..... e qdo fiquei sem agua boricada, fomos na farmacia e´para minha surpresa disseram que aqui é terminatemente proibido o uso de boreo! acredita!!
    Ja pensei na possibilidade de um Homeopata que poderia como vc disse, me dar um remedio de fundo.
    Tenho acessado aqui sempre (2 a 3 vx na semana) mas segue mau email para contato, assim quem tiver novidades passa.
    Assim que passar na dermatologista, escrevo contando as novidades!
    Grande abraco
    cassiapizani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cassia! Que bom que você se sentiu ajudada e acolhida. Imagino que realmente não deve ser fácil estar fora do país, tanto mais nos primeiros tempos. Fico com seu e-mail e vou dar uma perguntada sobre como as coisas funcionam na Alemanha para amigas que viveram aí (talvez uma delas tenha uma dica sobre médicos homeopatas).
    Não tenho atualizado muitas informações sobre a rosácea - tenho continuado usando os produtos sobre os quais comento (Cleanance ou Effaclar gel; Effaclar A.I. - que parece que vai sair de circulação, sendo substituído pelo Effaclar Duo, que cumpre a mesma função -, Anthelios 40 AC; Diroseal à noite) e minha dermatologista já me disse que, agora, o que daria para fazer seriam aplicações de laser, para diminuir as manchas e vasinhos que sobraram. Eu é que ainda não me animei (ainda mais porque ela só faz isso num consultório que fica beeem longe da minha região). MAs qualquer novidade, coloco por aqui.
    Beijo e boa sorte com o dermatologista!

    ResponderExcluir
  10. Ah! E desculpe a demora em responder - essa semana esteve meio complicada, com o filhote doente!

    ResponderExcluir
  11. Oii Fabiana! Descobri seu blog ontem procurando por tratamentos homeopaticos para Rosacea! Ja tenha a 2 anos e agora ta piorando, mas acho que eh por causa do frio! Nao consigo achar um sabonete que nao deixe minha pele vermelha e sofro muiiito com as "espinhas" da rosacea!
    Voce sabe de algum produto, do tipo secativo, para essas "espinhas"? Eu nao uso nenhum produto pra isso, pq parece que os sabonetes com essa funcao deixam minha pele sempre mais vermelha que o normal, o que irrita muito, pois tenho varias em uma parte de rosto e bastante cravo, so nao sei como tratar isso =/
    Li aqui que voce esta pensando em fazer laser ne?
    Eu fiz 4 a 5 aplicacoes, melhorou sim a vermelhidao, todo mundo notou! Mas eh como minha medica disse, depois de um tempo volta ao normal! Ou seja eh mais um maneira de maquiar o problema, sem resolve-lo entao parei de fazer pois eh muito caro, ainda mais pra uma coisa que so vai durar uns 4 meses e depois voltar como era! Bom era isso ;)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bianca. Primeiro, desculpe a demora em responder - depois do Rodrigo fui eu a ficar doente, duma gripe que já dura mais de dez dias...
    O frio, de fato, maltrata a gente que tem rosácea... Não tem jeito: a gente acaba tomando banho quente ou tomando frio e vento (ou, de vez em quando, tomando bebidas alcoólicas e vinho, por exemplo, dá uma piorada braba na minha pele). De todo jeito, temos que continuar no lema do "devagar e sempre"...
    Bianca, desde que descobri a rosácea, nunca mais usei sabonete no rosto (a não ser em uma viagem, em que esqueci os produtos e não quis comprar novos num lugar em que eles custavam mais de 20% mais... mas mesmo assim sofri com o sabonete, mesmo infantil). Não dá... Resseca, repuxa, avermelha - piora mesmo. O melhor são os produtos como Effaclar gel (tem também em barra, que resseca um pouco mais), Cleanance, Acne Care gel...Eles não são exatamente baratos, mas se você comprar um Cleanance, que tem 200ml, dura cerca de três meses, usando de manhã e de tarde; afora que a La Roche Posay tem fábrica no Brasil, o Effaclar de 150ml tem sido fácil de achar e tem um preço mais razoável, também dura bastante. No começo eu passava meio mal de ter que ficar comprando esses produtos caros, que aindapor cima são dessa categoria ambígua "dermocosméticos"... nem remédios, nem só cosméticos. Mas depois e convenci que eles são uma espécie de remédio pra minha condição de pele e me conformei.
    Eu tenho espinhas, principalmente na região do queixo. Minha dermatologista me recomendou um gel secante - clyndoxil - para usar somente à noite. Como esse é medicamento mesmo, é melhor perguntar à sua dermatologista. Então, quando as espinhas aparecem, eu logo passo esse gel à noite e, durante o dia, para ajudar a desinflamar, o Effaclar A. I. No meu caso, as espinhas estão ligadas ao ciclo hormonal e à alimentação - é uma tristeza: se comer chocolate, amendoim, castanhas, qualquer coisa mais gordurosa, as espinhas aparecem e latejam.
    Hmm... Muito boa a sua dica do laser. Minha médica não falou nada de efeito temporário! E um temporário relativamente curto, para o custo e o trabalho que dá! Vou enchê-la de perguntas na próxima consulta (rs...).
    Obrigada por dividir a experiência e pela visita!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Fabiana!
    Adorei encontrar o seu blog, é muito bom trocar ideia com pessoas que tem o mesmo problema que vc,pois a maioria das pessoas que digo q tenho rosacea,não sabe nem o que é isso.
    Gostaria que vc me tirasse uma duvida, vc usa o Cleanance Gel, loção, ou K ? e como vc o utiliza? quantas vezes por dia?
    me tire outra duvida, a sua rosacea arde?queima?pois não vi nenhum relato a esse respeito, e quando a minha está atacada, ela arde ,queima e coça, e ssa coceira me irrita muito, queria saber se vc tambem passa por isso e o que vc faz.
    Desde já agradeço e fico esperando uma resposta
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriana, mil perdões pela demora... Deixei a janela aberta para escrever num intervalinho de trabalho, mas a coisa não anda fácil!
    Em relação às suas dúvidas: eu uso o Cleanance gel. Só duas vezes por dia - quando acordo e antes de ir dormir. Ponho um pouquinho na mão, mexo um pouco para começar a fazer uma espuminha e lavo o rosto, sem fazer força. A sensação depois é de pele limpa, mas ainda hidratada. Não repuxa, nem nada. Com o preço do Effaclar gel de 150ml, que baixou desde que a La Roche tem laboratório no Brasil, ele é uma boa opção também em termos de custo benefício.
    E a minha rosácea, quando está atacada (como no início do mês, arde sim. Dá a sensação que a pele está cortada, queima, fica super vermelho. Acho que nesses casos, a única saída é compressa mesmo, de algodão e água boricada ou água thermal, gelada (você deixa o frasco na geladeira e usa à noite, por exemplo). O Diroseral, pra mim, também dá uma refrescada.
    Agora no frio a rosácea dá mais trabalho mesmo...
    Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa, é só escrever :-)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabiana, queria tirar outra duvida com vc, vc usa o Diroseal direto, todos os dias, ou só quando está atacada?pois a noite eu uso o hidratante Calmance da Roc, e não estou sabendo como vou usar o Diroseal, será que eu devo passar primeiro o hidratante e depois o Diroseal ou vice e versa?e será que pode usar os dois sem alterar o resultado de nenhum deles,pois me dou muito bem com esse hidratante.
    mais uma vez obrigado
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Adriana, tudo bem?
    Eu uso o Direoseal todas as noites, sim. Estou testando uma amostrinha do Biomedic Serum Pigment Control, que a minha dermatologista me deu, e aí a ideia é alternar. Mas ainda não sei (se der certo, conto!)
    Eu já usei o Calmance e ele refresca mesmo, mas para mim não adiantava muito pro vermelho. Então, se você está se dando bem com o calmance, eu acho que continuaria usando e deixaria o diroseal para fases mais de vermelhão (ainda mais porque o diroseal tem o inconveniente de manchar o travesseiro, né?).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabiana, Olha eu aqui de novo !!rsrs
    Queria saber se vc conhece ou se já usou a linha Antirougeurs(Avéne) e a linha Roséliane(Uriage)
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Adriana! A minha dermato até que uma vez me prescreveu o Roséliane, mas ele era tão mais caro que o Diroseal que confesso que não criei coragem de trocar... E depois ela me disse que tinham tirado de linha.
    Você já usou ou está pensando em usar?
    Pelo que a Dra. Viviane me disse, o Diroseal, aqui no Brasil, é quase nossa única opção...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!! eu estava pensando em usar, mais acho que vou ficar mesmo com o Diroseal,vou ver no que vai dar.
    Fabiana, deixe eu te fazer outra pergunta, os seus lábios ardem? os meus estão ardendo bastante, parece que ta pegando fogo, eu to usando o epidrat lábios, para mantê-los hidratados, mais não resolve muito.Se vc tiver alguma dica, por favor me diga!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Adriana, de vez em quando ardem, sim. Dá a sensação que vou virar a Angelina Jolie ;-)
    Quando esteve muito ruim, eu usei o Lipikar, da La Roche Posay. Mas da última vez que olhei, achei muito caro...
    Uma excelente opção é o balm Floresta, que você acha em farmácias de homeopáticos. É prático, dura bastante e super hidratante - além disso, não custa nem R$10,00 e dura quase um inverno inteiro.
    De todo jeito, como esse ano não andou rachando muito, tenho usado só um protetor de bastão, da Phytoervas, baratinho, encontrável em qualquer farmácia e super eficiente (e com protetor 30!).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Fabiana, muito obrigado mesmo pelas suas dicas! e desculpe se te encomodo tanto.Vou experimentar esse balm Floresta
    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Desculpeeeeeeeee, foi mal!!!!
    meu filho está com e-mail dele aberto e os recados estão indo com o nome dele, mais sou eu Adriana rsrsrsr

    ResponderExcluir
  23. Adriana, você não me incomoda, de jeito nenhum. A ideia é mesmo compartilhar experiências e troca informações...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Fabiana..... faz tanto tempo que nao escrevo!
    Preciso te perguntar uma coisa.... aqui na Alemanha ainda nao encontrei o Calmance,por isso estou intercalando o Diroseal com o Toleriana da Roche.Será que o Toleriane tem a mesma funcao que o calmance? (intercalo pq o Diroseal esta um poco caro aqui, chego a pagar quase 90 reais por ele.Aguardooo
    Bjaoooooooooooo

    ResponderExcluir
  25. Aiiiiiiii outra coisa que esqueci...... trouxe do Brasil, Dermotivin sabonete e aqui nao tem p comprar, entao pensei na sua dica sobre o Cleanance ou Effclar duo.
    Nao sei qual comprarrr
    bjooooooooooooooooooooo e obrigada de novoo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cassia! Tudo bem? então, sobre o Toleriane não sei se vou poder te ajudar, porque nunca usei, só sei que é para peles sensíveis. Mas se você está gostando, acho que pode continuar usando, sem precisar trocar, até porque o Calmance tem também função hidratante, não sendo específico pra rosácea.
    Para lavar o rosto, tanto o Cleanance gel quanto o effaclar gel são bons.
    Beijos e bons cuidados!

    ResponderExcluir
  27. Oi Fabiana td bem e vc??????ß!!!!!!!!
    Comprei o Cleanance e adorei!!!!
    Obrigada pela ajudaaa
    grande Beijoooooo

    ResponderExcluir
  28. Oi Fabiana,a algum tempo descobrir que tenho rosácea.Ultimamente ela tem me encomodado muito.Estou começando um tratamento com uma esteticista só que ela me passou coisas bem diferentes do que vcs usam,agora estou até com medo de continuar.
    Ela me passou maravilha curativa para passar sempre que eu me lembrar na face,máscara de argila branca com a maravilha curativa e água gelada e para remover a maquiagem lenços johnson's.
    O que vc me diz,nem te conheço mas vc me passou muita segurança.
    Oque posso usar para remover a maquiagem?Só saio de casa com ela.
    Um grande beijo e obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi Fabiana,sou eu de novo.O bloqueador solar anthelios e o cleanance que você recomenda é em gel ou em loção?
    Obrigada,pela ajuda.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Luana, não conheço os produtos que sua esteticista recomendou, embora me pareçam (não sou médica, tá?) todas formas de aliviar o vermelhão e a sensação de queimação. Em princípio, se não tiver nenhum tipo de ácido ou álcool, não piora a rosácea (o que não quer dizer que melhora; como te disse, não sou médica, não saberia te dizer quais efeitos os produtos podem ter).
    como alguém que esperou quase 10 meses para procurar um médico (e chegou ao fim da gravidez com manchas púrpuras no rosto de tanto usar o protetor solar errado), meu impulso é te recomendar ir a um dermato assim que possível. Só eles podem avaliar se é rosácea mesmo, pedir exames complementares (vermelhões, junto com outros problemas, também podem ser indicadores de doenças mais graves, como o lúpus, por exemplo, ou desequilíbrios hormonais), enfim: vale ouvir quem conhece o assunto e pode te orientar.
    Quanto à maquiagem, quando tive minha fase mais mulherzinha, eu usava algodão com um creme demaquilante (comprava na farmácia mesmo, ou então usava um creme, como o nívea), só para tirar o excesso. Depois, lavava normalmente com o cleanance. me parece que se o lenço Johnson's não tiver álcool, você pode usá-lo para tirar o excesso, como ela recomendou, sem problema algum.
    Finalmente, o anthelios que costumo usar ou é o fluide extreme fator 30 ou o AC 40. os bloqueadores podem ser usados em todo o corpo e costumam ser bem mais densos e grossos que os específicos para o rosto. O Cleanance é o gel (a embalagem é de 200ml.).
    Um beijo e espero que você melhore brevemente!

    ResponderExcluir
  31. Oi,Fabiana,eu já fui a uma dermatologista e foi ela quem disse que eu tinha rosácea.Comecei com ela um tratamento caríssimo para tratar a rosácea,só que a minha pele ficou tão feia que parei,ela tratou com ácido.
    Agora vou procurar uma para me passar um remédio oral.
    Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  32. Luanna (desculpe, na primeira resposta escrevi errado!), que loucura tratar com ácido, ainda mais quando ela está atacada! Fez bem em fugir :-)
    Logo que descobri que tinha rosácea, vi uns artigos que sugeriam que os únicos ácidos que poderiam provocar melhora eram o azeláico (cheguei a usar, pra mim não adiantou nada...) e o glicólico (presente em alguns medicamentos).
    Remédios orais também são poucas opções - até hoje, a única coisa que tomei foram uns 'pulsos' de antibiótico, para melhorar a inflamação quando estava muito ruim. Remédios que normalmente se usa contra espinhas precisam ser avaliados com carinho, porque ressecam a pele e podem piorar a vermelhidão...
    Você mora em SP? Se quiser, te passo o contato da minha dermato, que atende vários convênios e vira e mexe me comenta sobre novos artigos médicos sobre rosácea (ou seja, ela está antenada com o que pode ou não pode e novos tratamentos).
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  33. Olá,eu moro em Cabo Frio. Se sua médica tiver como me indicar um profissional bom na área no Rio,posso tentar ir lá.
    Marquei uma médica,aqui em Cabo Frio mesmo,vamos
    vê no que vai dar.
    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  34. Oi Fabiana td bem??????ßß
    Escrevo para dizer que acho que "achei" um "achado" rsrsrsrrs. Fui com uma amiga que estava voltando para o Brasil numa farmacia aqui na Alemanha e a atentendente nos deu varias amostras da VICHY, entre elas o Normateint (que é uma base fator solar 20) que ajuda a esconder as imperfeicoes para quem tem a pele oleosa como a nossa e a outra é Normaderm (um gel) purificante que ajuda a acalmar o vermelhidao e cura as imperfeicoes da pele.
    Usei as amostras;adorei a base a pele ficou linda e ilunimada, e, o gel que é para ser usado a noite, passei e no outro dia estava td cicatrizado sem ressecamento e sem vermelhidao.
    Voce ja conhecia???
    Creio que vale a pena dar uma pesquisada aí!
    Pesquisei aqui e nesse site Brasileiro tb. O preco por 15 gr custa em torno de 20 reais.

    http://www.vichybrasil.com.br/normaderm/tratamento.aspx
    grande beijoooo

    ResponderExcluir
  35. Oi, Cassia, tudo bem, sim. E contigo?
    Muito boa a sua dica... minha dermatologista até tinha me indicado o Normateint há umas duas consultas, mas como eu sou uma negação para usar base todos os dias, acabei nem indo atrás. Mas, no fim, é bom poder usar algo para alternar com o protetor - vou procurar, pelo menos para testar.

    Obrigada pela partilha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Luanna, assim que voltar na minha dermato pergunto pra ela!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. ola Fabiana morro em Portugal tenho rosacea ja gastei tanto e nada agora tou apor baba caracol menhora so um pouco mas arde muito,mas vi na net k vinagre de sidra faz bem .Axa k sim.OBRIGADO.JOAO.

    ResponderExcluir
  38. Olá, João. Tudo bem? Como já disse várias vezes por aqui, eu não dou médica - só convivo com a rosácea há cinco anos. De fato, é bem frustrante quando a gente vai usando remédios, testando coisas e ás vezes a melhora é muito pouca. Pelo que sei, os casos de homens com rosácea são raros, mas a rosácea costuma ser mais forte. Sendo assim, o melhor seria mesmo aconselhar-se com um médico em quem você confie e que entenda da doença. Em princípio, coisas que ardem ou muito ácidas pioram o quadro. Mas se você sente melhora com este produto que está usando, e se ele te foi prescrito por um médico, talvez valha mesmo continuar usando.
    Me desculpe não poder te ajudar mais.
    Abraços,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  39. OLA FABIANA COMIGO TA TUDO BEM,FABIANA E PRA DIZER K DE TANTO PROCURAR NA NET CURA PARA ISTO VI UM COMENTARIO DE ALGUEM COM O MESMO PROBLEME K NOS,ENTAO ELE DIZIA K DEPOIS D CORRER TANTOS DERMATOLOLISTAS E SEM EFEITO NENHUM,LA APARECEU UM K LE DISSE PARA POR UM CREME K SE CHAMA D,AVEIA CREME BARREIRA ,ELE POS 3 MESES COM PROTETOR SOLAR E TEM CONTROLADO DIZ K DEVEZ ENKUANDO APARECE KUANDO TA EM SITEOS KENTES FRIO E BEBE ALCOLL ,EU COMO TINHA DITO TAVA A POR VINAGRE D SIDRA MAS ARDE MUITO SO POS 1 DIA COMO VI ESTE CREME NO DOMINGO COMPREI TOU ADODAR FINALMENTE VEJO RESSOLTADOS EM 4 DIAS APENAS EU PONHO O CREME D,AVEIA A NOITE PORKE E UM CREME GORDO E DE DIA NOTA SE MUITO DE MANHA NAO PONHO PROTETOR SOLAR PONHO UM CREME K JA USAVA K SE XAMA NERIBASE ,E TUDO SEPERO AJUDAR ALGUEM COM ESTE COMENTARIO ,FOI ASSIM ALGUEM ME AJUDOU TAMBEM ,BOA NOITE PRA TI FABIANA E PARA KEM LER ESTE COMENTARIO ESPERO TER AJUDADO ABRAÇOS,JOAO.

    ResponderExcluir
  40. OI Fabiana,Tudo bem? a bastante tempo que não escrevo, mais hoje vim pedir uma ajuda. Não tenho encontrado o Diroseal para comprar, aqui na minha cidade as fármacias disseram qua não estão conseguindo encomendar, que parece que eles vão parar de produzir o Diroseal, eu só encontrei um pela net, só que os prazos de validade estão pequenos,pois saõ de fármacias que possuem estoques antigos,por acaso vc está tendo este problema?
    Aguardo sua resposta
    Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Oi, Adriana,tudo bem, sim, e com você?
    Então, eu também não tenho encontrado o diroseal... estou achando que ou eles tiraram de linha ou estão em fase de transição para alguma mudança na embalagem. Pior que era o único produto específico para o problema, né?
    Agora, durante a noite, estou alternando o uso de um produto chamado Nutriregenerante (da Pierre Alexander, coisa que minha avó vende e usa para queimaduras e inflamações desde que me conheço por gente :-) e um da Vichy, Normaderm (assumindo o risco por conta dele ter ácido salissílico na composição; mas minha dermato tinha me receitado um produto ainda mais forte, que acabei não usando, então acho que este está ok).
    Agora há pouco, por coincidência, passei na Dermage e comprei um produto que chama Regenerage, que diz ser um gel calmante. Custa o mesmo que o Diroseal, é verde como ele... resta saber se terá um efeito calmante similar. E eles vendem pela internet, se não me engano a Dermadoctor também tem vendido... Vou testar e dou notícia!
    Beijo e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  42. Ok, muito obrigado pelas dicas, vou tentar comprar todos Diroseal que eu achar ainda na internet rsrsr, estou bem triste com isso pois tinha me dado super bem com ele.
    Vou continuar aguardando noticias suas
    Bjs e Um Feliz ano novo para vc também!!!

    ResponderExcluir
  43. oi Fabiana feliz ano novo p vcs!!!!
    Passo por aqui para perguntar tb sobre creme anti sinais.......fui numa dermato aqui na Alemanha e ela nao me receitou nada para rosacea e nem para os sinais.ela me disse q estou bem assim pode´?
    To precisando de um creme hidratante, anti sinais sei la.......a pela ta meio estranha e a rosacea comecando de novo..
    bjos e obrigada Cassia

    ResponderExcluir
  44. Oi, Cassia, feliz ano novo para você também!
    Infelizmente, não posso te ajudar muito. Apesar dos meus 33 anos, acabo não usando nada anti-sinais. Até experimentei uma vez, só para região dos olhos, o Active C yeux, da La Roche Posay, mas confesso que usei uma semana e depois bem bissextamente, até que venceu e tive que jogar fora. Que raiva!
    Um hidratante à noite e o filtro solar todo dia podem ajudar com os sinais, mas não são específicos. Ela teria que te receitar algo mesmo.
    Eu agora estou usando à noite o creme da Dermage (porque o da Avéne sumiu do mercado) e estou gostando. Lendo com mais cuidado, descobri que ele é especial para rosácea e, uma vantagem sobre o diroseal, não mancha fronhas e lençol!
    Enfim, desculpe não poder ajudar mais. será que no Bulle de Beauté não rola de fazer essa pergunta? Ela é médica!

    ResponderExcluir
  45. Ops! Foi antes de eu acabar...
    Beijo e bons cuidados por aí!

    ResponderExcluir
  46. Olá parece que o DIROSEAL saiu de linha... VC está sabendo? Fran

    ResponderExcluir
  47. Oi, Fran, saiu mesmo... Infelizmente, porque era um dos únicos que a gente tinha para rosácea por aqui.
    Eu estou usando o regenerage, da dermage, que também é verde (mas não mancha o travesseiro :-) e também é especial para rosácea.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  48. Obrigada Fabiana, minha esteticista indicou os produtos da Dermage para peles sensíveis, Composé, o leite de limpeza e o tônico mas confesso que não experimentei pq achei o preço caro para um produto nacional, quase o mesmo da Avene... Vou dar uma olhada no Regenerage. Fran

    ResponderExcluir
  49. Fabiana, vc já experimentou o Calmance da Roc? Comprei pra ver se melhora e estou usando o regenerage. ( Fran, de novo)! Abs.

    ResponderExcluir
  50. 'Na Dermadoctor tem 2 produtos pra Rosacea, vc conhece?
    Neolatina - Rougeurs Diffuses Creme - 40ml
    e
    Auriga - Auriderm xo - 30ml

    são caros e nunca ouvi falar.

    Obrigada, Fran

    ResponderExcluir
  51. Olá :o) . Um dia usei uma injeção de diprospan ( corticoide), intra muscular,foi indicada pelo meu dermatologista, pois tive uma reação monstro em meu rosto devido ao uso de filtro solar ( ansolar 60 - stiefel. )Tenho rosácea ha 1 ano mais ou menos e dói pacas isso :o(. Quase nao consigo passar creme algum. Qdo estressada então fico com meu rosto pegando fogo.Enfim, o diprospan melhorou minha pele por uns 35 dias,ficou linda, porem o efeito do medicamento foi só supressivo e nao curativo.Voltou tudo novamente. Uso o dermotivin e sinceramente nao vejo muita melhora, e passo hidrapel.Nao posso usar nada que tenha filtro solar :o(
    Vou tentar usar esse cleanance pra ver se melhora. Moro em curitiba , e aqui é frio...daí já viu né, a coisa piora bastante.Faço natação 3x na semana e nao sei nao se agua da piscina tb nao piora.... e tb corro na rua, e com o vento no rosto rsrsrs tb fica bemmm vermelho. Sou acupunturista e confesso que ja tentei me tratar com acp e nao deu certo pra esse tipo de patologia. Bom..escrevi pra dizer que leio voces todas (os) e vou usar o que vcs disseram...tomara que de certo. Abraços ..Gla

    ResponderExcluir
  52. Oi Fabiana, como vai? achei muito interessante todos esses comentários e as trocas são fantásticas, vc é demais! Há cerca de 1 ano e meio venho usando Sulfacetamida 10% com Enxofre 5%(manipulado) e obtive um ótimo resultado. Também uso o sabonete Actine (acho que é assim o nome)que é à base de enxofre. Porém, quando a pele melhora relaxo um pouco com os cuidados e reaparece aquelas desagradáveis pústulas que me deixa com vergonha de sair de casa.Devo dizer-lhe que até agora foi a única coisa que melhorou meu quadro de rosácea. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  53. Fran, seis séculos mais tarde consigo te responder. Me desulpe! Eu já usei o calmance, sim. Mas achei que deixou a pele um pouco avermelhada; se não me engano, tem ácido salicílico na fórmula.
    Agora, esses que tem na dermadoctos não conheço. Confesso que minha rosácea andou controlada - até, claro, o frio chegar com mais força - com banhos quentes e taças de vinho não tem pele que resista :-) - e eu desapareci na dermatologista. Ela tinha comentado que a Avène traria outros produtos, depois de retirar o Diroseal de linha, mas até agora nada...
    Qualquer novidade, venho atualizar! Bjs.

    ResponderExcluir
  54. Gla, espero que você já esteja melhor. Realmente, dói mesmo :-(
    Cloro, vento frio, tudo isso deixa a pele mais sensível mesmo. Mas até aí, se a gente for abdicar de tudo para ficar com a pele "boa" estamos lascados, né?
    Eu tenho a impressão que a homeopatia melhorou bem o meu caso. Mas não tenho certeza, já que tudo começou mesmo na gravidez, e desde que parei de amamentar, só veio melhorando...
    E como você faz para se proteger do sol, sem usar filtro solar?

    ResponderExcluir
  55. Anônimo(a), é uma atenção constante mesmo - a gente se distrai e lá vem uns vermelhozinhos e umas bolotinhas/espinhas. Mas com calma a gente vai seguindo... Beijos!

    ResponderExcluir
  56. Pessoal descobri que possuo rosascea, já fiz varios tratamentos , mas hoje uso para limpar a pele somente chá de camomila em temperatura ambiente muito.
    quem souber algum tratamento mais eficaz me escreva , meu email é ricardo.mathieson@hotmail.com.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  57. Fabiana como vai??ßß
    Estamos morando no Brasil faz 2 meses, tentei comprar o Diroseal e nao encontrei:(
    O que vc tem usado no lugar dele????
    Bjos e Obrigada Cassia

    ResponderExcluir
  58. Oi tenho rosácea e acne para minha sorte rsss!!!Estou usando o sabonte efacllar gel gosto bastante dele, não tenho o que reclamar!! Mas penso que por usar ele bastante tempo já não esta fazendo mais diferença, estou querendo usar agora da Avéne,stou em dúvida porque pesquisei em blogs e vi que as descrições entre os sabontes são difrentes com:Gel de Limpeza Cleanance Gel Nettoyant Sans Savon Peaux Sensibles Jeunes à Problêmes queria saber se este é o gel cleanance sem sabão?Ajudaria bastante na hora de comprar sendo que entendem mais de cosméticos!!Irei ainda na dermatologista,como sou fregesa de dermato sei que muitos deles já receitam sabontes de acido salicilico ou de enxofre e quando receitam sabontes é aqueles em barra e tenho pavor, acho aquilo bactéria pura!!Por favor me ajudem só nesta dúvida e será suficiente.

    ResponderExcluir
  59. Oi, Cassia: mil desculpas pela demora em responder... a correria tem sido muita! Bem vinda de volta ao Brasil!
    Sobre o Diroseal, de fato ele saiu de linha, infelizmente. Eu, para falar a verdade, ando bem relapsa e só tenho passado protetor durante o dia, lavado o rosto com Cleanance Gel e, muito de vez em quando, passado o Serum apaisant hydratant da Avene, que dá uma refrescada e não é gorduroso. Mais de vez em quando ainda me lembro de passar o Effaclar Duo antes do protetor, durante o dia.
    Como comentei, por algum tempo usei o regenerage, da dermage, que tem uma linha específica para peles com rosácea. É um pouco mais caro do que era o diroseal, mas para mim foi eficaz.
    Vou na dermatologista na semana que vem: se ela tiver alguma nova dica venho aqui partilhar :-)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  60. Oi, Anônimo: realmente, há diversas apresentações do Clenance. Eu uso o Cleanance Gel, que é sem sabão e líquido - um verdinho, vendido apenas em 200ml. Apesar dele parecer mais caro que o Effaclar gel, como a embalagem é de 200ml, eu sempre acho que vale mais a pena, pois assim só compro a cada três meses. Ultimamente ainda, como o La Roche Posay diminuiu o preço por conta da fábrica aqui, eles vira e mexe fazem promoções do Cleanance.
    Sabão, sabonete pioram muito a rosácea, tanto mais nesses tempos secos! Tem que fugir mesmo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Oi Fabiana é este mesmo ele é verdinho!!Eu vou comprar espero que faça a difrença não nas acnes mas na rosácea que incomada bastante as acnes eu sei que só tratameentos mais severos mas pelo menos não vou ficar com aquela cara de pimenta de tão vermelha rssss,obrigada por responder abraços Maria Joana

    ResponderExcluir
  62. Oi Fabiana...

    Também sofro de rosácea há 5 anos e sempre controlei com dermatop, mas indiciplinadamente, pois como melhorava a aparência, nunca procurei um dermato...

    Há 2 semanas descobri que estou grávida, tenho 21 anos, gostaria de saber se os tratamentos q vc indicou se vc sabe se pode tbm para gestante?

    Estou em SP, e minha consulta é só para abril (hosp público...)

    Se vc puder me indicar sua dermato: vanessa__escobar@hotmail.com

    Bjs e obrigada!!

    ResponderExcluir
  63. Oi Vanessa, desculpe a demora em escrever... fim de ano, filho de férias, o tempo faz uma mágica e ao passo que estende, escasseia :-)
    Antes de qualquer coisa: parabéns pela gravidez! Eita, que delícia!
    Vou te mandar o contato da Dra. Viviane por e-mail, mas de todo modo registro aqui algumas observações.
    Eu comecei a tratar a rosácea enquanto amamentava, então eram medicamentos que levavam isso em conta. E, na verdade, como amamentei até o Rô completar quase três anos, fui controlando a rosácea assim: o diroseal à noite, o effaclar (que hoje é o duo) de dia, protetor solar 30-40 todos os dias, e cleanance para lavar. quando ficava muito vermelho e dolorido, compressas de água thermal gelada. mas acho que grande parte da melhora se deve também à homeopatia - me trato há cerca de quatro anos, com a mesma médica que trata o Rô. (como ela também é pediatra, vou te passar o contato dela também - em algum momento você também vai precisar :-)
    então, à exceção de duas ou três vezes que ela me deu um tratamento por antibióticos (e eu odiei, porque tive dor de estômago), já depois que eu parei de amamentar, eu sempre fiquei nos "dermocosméticos". tem que checar com ela, mas acho que nenhum deles tinha elementos contraindicados.
    hoje em dia, depois que o diroseal saiu de linha no Brasil, usei um tempinho o regenerage. mas na última consulta, minha dermato me passou um serum hidratante maravilhoso (hydrating B5, da skinceuticals), e eu confesso que só tenho usado isso durante o dia, por baixo do protetor solar. à noite, lavo e deixo a pele respirar. o serum é relativamente caro, mas eu estou usando o que comprei desde agosto e ainda tem metade mesmo usando todos os dias - ou seja, rende muito mais que qualquer outro hidratante e a pele fica super macia.
    Beijo e boa hora (mesmo que ainda seja o comecinho),
    Fabiana

    ResponderExcluir
  64. Ola... achei muito interessante esse blog, tenho uma cunhada que está grávida de 3 meses, e a rosacea dela piorou muito, muito vermelho, chega a ficar até inchado, ela foi no dermatologista e ele disse que para resolver mesmo só com antibiotico,masd como está grávida não pode recitar nada, gostaria de saber se alguem conhece algum medicamento, creme ou algum tipo de compressa que ela possa fazer que não vá fazer mal para o bebe, e possa aliviar o sofrimento dela, pois vem sofrendo muito com isso.
    Obrigada
    Gisele

    ResponderExcluir
  65. Oi Gisele! Para aliviar a dor e o inchaço, compressas com água termal gelada ajudam muito. É só deixar uma latinha de água termal na geladeira, espirrar num algodão e colocar sobre o rosto. (embora aqueles algodões cosméticos sejam mais práticos, para as compressas prefiro algodão normal - é mais barato e como não é prensado numa forma, mais permeável à água). Espirrar a água termal direto de manhã ou antes de dormir também ajuda a aliviar. Um bom flitro solar para evitar manchas também é importante - eu usava sempre o Anthelios 40 AC da La roche Posay, mas acho que eles mudaram a formulação e anda muito grosso; não espalha de jeito nenhum!; estou usando o Minesol Serum 30, da Ròc e gostando bastante. Como esses são filtros químicos, vale checar com o dermato. Sei que tem um da Skinceuticals que é físico, fator 30, talvez seja uma opção. Tem que ser um filtro que não irrite (ou seja, nada de álcool da formulação), mas que também não deixe muito melado, para não dar aquelas espinhas inflamadas características da rosácea.
    Talvez também valha a pena pegar a fórmula do Regenerage da Dermag e levar para o dermato verificar se há alguma contra-indicação. Para passar à noite, ele dá uma refrescada e alivia. (foi a opção que nos sobrou depois da Avène ter tirado o diroseal de linha :-(
    De resto, evitar passar qualquer coisa que possa dar alergia, se proteger do sol e de ambientes muito abafados e evitar comidas "quentes" (coisas quentes demais, pimentas, sucos muito ácidos). E ter muita paciência, porque de fato além do desconforto, tem todo o estresse emocional, pois as pessoas são sem noção e olham, comentam... eu tenho pouquíssimas fotos da minha gravidez por conta das manchas no rosto (e eu só fui descobrir que era rosácea depois que o Rô nasceu).
    Um abraço para vocês e espero que sua cunhada vá melhorando.

    ResponderExcluir
  66. Oi Fabiana, gostei muito do seu blog. Descobri a um ano que tenho rosácea, estou usando cetaphil sabonete, papuléss a noite, filtro solar 40 adcos, e 5 seções de laser luz pulsada, porém sem muitas melhoras. Gostaria que voce me passasse o nome e telefone da sua dermatologista e tambem da sua médica homeopata. Moro em São Paulo Capital e ja passei por vários médicos que pouco sabem sobre a rosácea. Aguardo seu retorno. Um abraço! Jaqueline

    meu e-mail: jaque-duarte2011@bol.com.br

    ResponderExcluir
  67. Olá Fabiana, meninas e meninos.

    Abusei muito do sol qdo mais jovem e tenho uma espiritualidade a pôr em prática, fora isso, não consegui identificar qquer outras causas da rosácea. Sempre fiquei muito ruborizado. Começou fraquinha por volta dos 30 anos, tenho 48 e no início tratava apenas com própolis, mas hoje só encontro em solução alcoólica.
    Os olhos de Vcs não são afetados pela rosácea? Tentei isolar elementos que me pioram a pele e acredito que amendoim, castanha de cajú e semelhantes, álcool, sol direto e calor excessivo (moro no Rio), säo os campeões.
    Suco de abacaxi com hortelã alivia um bocado, p/ beber, hein? Não testei passar no rosto, pois é ácido. Vou testar este regenerage e para limpeza uso sabonetes da casa Granado de calêndula e hamamélis ou Dove. Não acho que irritam. Minha pele é mto oleosa.
    Este normaderm é gel? Esta água termal, tem vários modelos, qual é prá crise?
    Gostaria tb de sua homeopata e dermatologista, por favor.

    Obrigado e ABraços

    Fabio - grandi.net+gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Alguém já conhece os produtos da linha Redness Solutions da Clinique?

    Fabio

    ResponderExcluir
  69. Desisti de todos os produtos citados nos outros posts depois de conhecer a linha redness solution da clinique. Foi a única linha que deu resultado na minha pele. Os produtos são caros mas valem cada centavo.Mas sabe como é,cada um deve encontrar o que melhor se adapta e o melhor preço.Rosacea é tão ruim que nem o tratamento é o mesmo para todos. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, qual deles Vc usa p/ aliviar o dia a dia?

      Excluir
    2. Oi Fabio...desculpe a demora é que não passei mais por aqui. Uso o daily reliaf cream todos os dias 2 x ao dia. eE nas emergencias uso o urgent reliaf cream.

      Excluir
    3. Tudo bem Erika, obrigado.

      Excluir
  70. Rosaliac AR Intense LA ROCHE-POSAY
    Rosalic AR Intense - Gel Fluido Intensivo Calmante.
    Indicado para peles sensíveis.
    Rosalic AR Intense possui um complexo que combina 2 ativos para acalmar a pele de forma intensa:
    - Inovação: Contém Ambofenol um poderoso extrato natural rico em polifenóis que age de forma eficaz para acalmar a pele.
    Com Água Termal de La Roche-Posay, com ação calmante e suavizante.
    Nova geração de embalagens herméticas com formulação não agressiva à pele: não contém conservantes, parabenos, álcool, perfumes ou corantes.
    Textura: gel, fluida, ultra-fresca e não oleosa.
    Não comedogênico. Hipoalergênico.
    Resultado: acalma imediatamente a pele.
    Útil no tratamento da rosácea.

    ResponderExcluir
  71. Olá Fabiana, muito legal seu blog!
    Dermatologista disse que estou com rosácea e receitou Rozex. Mas foi um horror para mim. Devo ser alérgica a algum componente. Piorou muito. Aumentou a quantidade de bolinhas vermelhas e começou a sair pus delas. Médico suspendeu Rozex e receitou Doxiciclina 100mg,estou no terceiro comprimido, 1 a cada 12 hrs,foi dito que em 2 a 3 dias é que começa a fazer efeito. Ainda não senti melhora desde que suspendi o Rozex. Foi receitado Tolerance extreme da Avene. Agora verei o que fazer.

    ResponderExcluir
  72. Esqueci de comentar que o Tolerance foi receitado para acalmar a queimação. Espero poder tratar e curar, com homeopatia. Dizem que não tem cura, mas quem sabe já está por aí não é!

    ResponderExcluir
  73. Olá Fabiana!
    Estava lendo o seu post, fiquei até aliviada em saber q não só eu tenho essa rosacéa, q me tira o sono e me deixa com a auto estima lá embaixo.
    Na verdade eu nem sabia o que era isso. Estou gravida e a anos eu tenho rosacéa, e como disse eu nem imaginava.
    Estou com dermatologista agendada pra passar, mas tenho vivido um momento tenso em minha vida, me acho feia, não posso sair sem maquiagem, pq as pessoas olham e reparam e até comentam, nossa o q é isso, espinha??? rsrsrs
    Fico muito sem graça, até sem vontade de sair de casa.
    Estou usando o Laroche com base fator 50 será q ele é bom. Estou usando ele pq ele até disfaça um pouco a vermelhidão.
    Bjs obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fabiana,
      Gostei do seu blog, gostaria que você relatasse como está seu tratamento? Está funcionando? E se o Diroseal retornou as farmácias?

      Excluir
    2. Olás Cristiane e Anônimo, desculpem a demora em responder...

      Cristiane, de fato, o jeito que as pessoas olham e a palpitaria em torno do problema só pioram as coisas... e se prepare, que durante a gravidez, o número de palpiteiros aumenta! Eu quase não tenho fotos da gravidez, em grande parte por conta das manchas no rosto :-( Acho que você tem toda razão de usar maquiagem e de tentar escapar à falta de noção alheia - só tome cuidado com as fórmulas dos produtos, para não agravar o quadro. Como já disse várias vezes, compressas de água termal aliviam muito, tanto a vermelhidão quanto a ardência.
      Eu uso o Anthelios 40 AC, mas acho que sendo dos específicos para o rosto (em geral, fluide extreme), protege sem aumentar a oleosidade. Eu até tentei mudar de protetor, uma época em que achei que o Anthelios tinha ficado mais grosso, mas não rolou... Evitar banhos quentes e longos, bebidas muito quentes, comidas apimentadas também ajuda. Como o Fabio postou aí em cima, alguns alimentos ou bebidas pioram a situação. Dependendo de como está, até suco de maracujá me deixa vermelha :-)

      Anônimo, minha rosácea andou atacada no início do mês, com a secura e o frio, mas já está melhorzinha. Eu continuo fiel ao Cleanance gel e Anthelios 40 AC. Também tenho usado, há um ano, o Hydrating B5, antes de passar o protetor de manhã - ele é ótimo, um serum bem fácil de passar, e mesmo sendo meio caro, nesses 12 meses só comprei duas vezes. Na última consulta com a dermatologista, ela me receitou o Roseliac AR Intense; tenho usado à noite e tenho gostado, achei que a vermelhidão deu uma aliviada mesmo. O Diroseal não voltou mesmo e acho que não voltará. Resta esperar que, diante do Roseliac, a Avene decida voltar à linha de produtos específicos para rosácea...

      Abraços a todos.
      De resto, só muita paciência e muito cuidado mesmo.

      Excluir
  74. (eita, que o blogger por alguma razão colocou a última frase da resposta para a Cristiane no fim do comentário... Mas como cuidado e paciência nunca são demais, fica assim mesmo ;-)

    ResponderExcluir
  75. Oi, Fabiana vc pode me passar o contato de sua médica??? eh que naum sou de SP e ainda naum conheço nenhum médico de confiança!!! grata. Daniele.

    ResponderExcluir
  76. Oi Daniele, me mande seu endereço de e-mail. Aí te passo o contato em pvt. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana,
      Meu dermatologista passou uma pomada, um creme e um protetor que não deu certo muitas bolhas apareceram. Com isso, ele cancelou os produtos. No momento estou começando os exames para tomar o roacutam, que vai ser acompanhado pelo o dermatologista. E já passei na medica para pedir orientações se há algum risco de tomar esse medicamento, pois tenho quase 30 anos e ainda não engravidei. Ela disse que não há nenhum risco. Muito obrigada pelas dicas que você nos passa, as pesquisas que faço no seu blog levo para meu dermatologista que infelizmente não conhece nenhum produto, mas ele diz: experimente pode ser que melhore, só sabe testando. Como moro na Paraíba fica muito difícil encontrar esses produtos. Recentemente fiz o pedido do cleanance em gel, pois você falou que é melhor não usar sabão.

      Ass: Fátima

      Excluir
    2. Fátima,
      me desculpe a demora em escrever... muita correria!
      Por fim, você começou a tomar o roacutam? O que sei desse remédio é que, para começar a tomar, é preciso assinar um termo de responsabilidade se comprometendoa não engravidar durante o tratamento e algum tempo depois, então não sei se é tãããão sem riscos assim. Mas acho que ela devia estar se referindo a riscos de atrapalhar a fertilidade, talvez!
      A minha dermatologista, que diagnosticou a rosácea e vem me acompanhando, costuma acompanhar estudos, mas acho que acaba sabendo de muita coisa por conta das propagandas das empresas, né? Mesmo assim, eu percebo que melhorou a oferta de alguns produtos, inclusive em relação ao preço; recentemente, por conta da concorrência do Effaclar, até Avène lançou um Cleanance menorzinho, mais prático e também mais barato. Você mora na capital? Será que nas drogarias de rede não seria possível encontrar?
      A gente tem que ir testando, reconhecendo o que melhora, o que piora. Só com muita paciência mesmo...
      Um grande abraço!

      Excluir
  77. Fabianaaa, td bem????
    Qto tempo!!!
    De volta ao Brasil,passei na dermato, que me receitou Roacutan, tenho visto grande melhora, apesar do TGO e TGP ter grande alteração, estou feliz!
    Pra falar a verdade, nem acredito, que consigo olhar no espelho e ficar feliz, ver meu rosto limpo!!!
    Pena que esse remédio descama muito a pele, pq ele seca as glandulas.
    Tenho usado a pomada Elidel, é ótmia, porém muito cara!!!
    Vc saberia Fabiana, por favor, me dizer alguma outra sustancia que ajudaria na descamação???? a médica não abre mão da Elidel, mas não vou mais comprar...
    Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço dos medicamentos de fato não ajuda; o ideal acho que seria seguir as orientações médicas, ainda mais com um remédio tão forte como o roacutan. Mas se você decidiu mesmo não comprar mais, e se a descamação é do ressecamento provocado pelo remédio, talvez um hidratante ajude. Tenho usado o Hydrating B5, que é um serum. Super prático, rende bastante e hidrata bem. Você pode usar duas vezes durante o dia - de manhã e de tarde - e também antes de dormir. Talvez ajude a controlar a secura!
      Bjs.

      Excluir
  78. oi fabiana, pode entrar em contato comigo? gostaria de saber o nome da sua dermatologista. obrigada!
    lu
    lcapisani@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde a todos! tenho rosácea há algum tempo e o que melhorou quase que 90% foi a Luz Pulsada Intensa! fiz 5 sessões (1 a cada 20 dias), o resultado foi ótimo e continuo usando Roseliane da Uriage, uma vez que aqui onde moro não encontrei o Rosaliac UV. Abraços!

    Lauisa
    LVO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  80. Olá. Voce poderia me passar o contato da sua médica homeopata? Obrigada.
    juliatricca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. ola eu ja tomei isotretonina para a rosacea pois parecia um bicho,a minha pele ficou linda por quase dois anos,agora ha dois anos que tenho muitas crises de vermelhidao,ja experimentei varios cremes e nada faz efeito.fui a um novo dermatologista,paguei noventa euros pela consulta e tudo que me disse foi para lavar o rosto com agua e nao usar mais nada.a minha rosacea está cada vez pior,cheia de vazinhos e vermelhidao,ás vezes fico tao vermelha que parece que vou explodir.gostava que alguem me dissesse um remedio para parar isto,ja me despedi do emprego,nao saio de casa e tenho ataques de panico quando fico vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Utopia e Fabiana.

      Tenho rosácea e no início a dermato me passou dermocosméticos para pele sensível (como Cetaphil loção de limpeza) e também um gel chamado Rosex.
      Mas só vi resultado mesmo ao alternar o Rosex com Azelan (esse é o nome comercial - o nome do ingrediente ativo é ácido azelaico).
      Ácido azeláico foi para mim A SOLUÇÃO - junto com Rosex.
      Assim que achei que minha rosácea estava controlada, interrompi o uso. E só lanço mão deles se a rosácea ameaçar dar o ar da graça.
      Como sabem, rosácea é uma condição crônica. Então ñ acho muito sabido viver com medicamentos o tempo todo... melhor controlar e evitar o uso deles sempre que possível.
      O resto é cuidado - nada de produtos com álcool, água muito quente ou produtos irritantes em geral.
      Tem gente que sente problemas ao ingerir álcool,café, pimenta... eu me observei e ñ senti diferença.
      Se vc parar pra pensar.... a rosácea fica feia por um processo inflamatório, certo? Então vale a pena caprichar diariamente em alimentos com propriedades antiinflamatórias : legumes, frutas, verduras e alguns chás (como a famosa camomila, q vc também pode aplicar na face). Pesquise na net e se alimente bem, que a saúde começa é de dentro pra fora.
      E no mais, SÓ USO produtos indicados para peles sensíveis e nem ouso inventar moda.
      De vez em quando faço uns experimentos controlados - por exemplo: fiz peeling de cristal e descobri que ñ tenho problemas com isso! =-) Claro que só me aventurei a fazer isso após a rosácea totalmente controlada.
      Nunca mais tive pústulas e o máximo que me ocorre é vermelhidão. Daí volto ao ácido azeláico. O creme Calmance, da ROC, teve efeito muito bom comigo. Nem uso mais por ñ sentir necessidade, mas acho que vale a pena ter um por perto...
      Enfim, Utopia, o negócio é arregaçar as mangas, pesquisar, colocar em prática o que se aprende e tentar desestressar, porque ansiedade e estresse pioram a rosácea.
      Espero que você já esteja melhorzinha.
      Se quiser, me escreva no luamargarida @ gmail . com que eu te envio um email com uma compilação de tudo que achei até hoje sobre rosácea =-)
      Assim vc economiza seu tempo.
      Abraços curativos!

      Excluir
  82. Ola Fabiana!!
    Que post excelente! Descobri que tinha rosácea pelo meu oftalmo, pois minha dermato so olhava pras minhas enormes espinhas... Depois de muita pesquisa online, acabei cuidando do problema sozinha, com produtos pra peles sensíveis e bastante hidratação! Tb me trato com homeopatia, por isso gostaria de saber o contato da sua médica homeopata e da dermatologista, por favor!
    Meu e-mail é: lublz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. URIAGE ROSELIANE CREMA ANTIRROJECES 40 ML
    es irritante, lo use por unos rojeces y me irrito mas!

    ResponderExcluir
  84. Olá, Fabiana e a todos que estão com este problema ( Rosácea)
    Já usei alguns produtos e agora só uso sabonete de bicarbonato de sódio. Ele elimina qualquer bactéria que possa existir na pele.Controla bem, pois nossa pele fica ácida e ajudar a proliferação de bactéria que somatiza a crise. E o hidratante é da linha Tracta Farmaervas que eu uso, acalma. Agora estou aplicando Reiki e esta dando resultado, pq a causa nossa maior é de fundo emocional. Enfim estou compartilhando pq tenho os meus receios e as vezes vergonha qdo. esta em crise.Acredito em CURA, pq assim que ela apareceu por um motivo, eliminando a causa, desaparecerá. A mente é poderosa, não podemos desanimar. Espero poder ajudar. Qualquer coisa meu contato: kathiaz12@hotmail.com. Muito grata a vc Fabiana e a todos que me fizeram me sentir melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! O que é Reike e onde encontrar sabonete de bicarbonato de sódio? Abraços.

      Excluir
  85. Olá.
    Descobri a uns meses que tenho a rosacea...só essa semana gastei R$ 200 em medicação incluindo creme EUCERIN que é importado da Alemanha e deixa a pele verde, ao passar me irritou mto mais do que já estava, o filtro solar CAPITAL SOLEIL, passei e não consegui agentar por cinco minutos tamanha a queimação no rosto, a água termal da AVENE no ínicio aliviava mais agora ao entrar em contato com a pele causa ardência ainda maior.
    Fico mto triste, pois são produtos caros e nem sempre eficaz.
    O médico me aconselhou a fazer compressas com chá de camomila, testei e não achei diferença, aí fiz um chá de rosa branca e aplico as compressas a noite e na parte da manhã trago parte do cha em um vidro de spray para o trabalho e sempre aplico no rosto, tem me feito mto bem pois a rosa branca é anti inflamatória e o melhor é bem mais em conta e em qualquer casa de produtos naturais se acha pra comprar por menos de R$ 5,00.
    Não resolveu o problema, mais tem diminuido a vermelhidão e a queimação.
    Um grande dilema é na hora de durmir, sempre acordo com o rosto do lado do travesseiro mto vermelho, tento durmir com o rosto pra cima, mais é involuntário e ao acordar estou em outra posição, rsrs.

    ResponderExcluir
  86. quem tem rosacea pode tomar a injeção dispro pan

    ResponderExcluir
  87. tem como alguem me responder to com sintomas de rosacea posso tomar dispro pan injetal purfavor me ajudem bju

    ResponderExcluir
  88. tem como alguem me responder to com sintomas de rosacea posso tomar dispro pan injetal purfavor me ajudem bju

    ResponderExcluir
  89. Oi Pessoal! Sofro com rosacea há bastante tempo. Usei por muito tempo o calmance associado ao protetor SunMAx Sensitive. Agora não to encontrando mais o calmance, dizem que saiu de linha.Comecei a usar ontem o Rosaliac AR INTENSE da La roche posay, estou vendo melhoras. Alguem sabe onde posse comprar o DIROSEAL ou o CALMANCE, algum site seguro ou coisa assim. Aqui na minha cidade não encontro.

    Marcia - Uberlandia-MG - Brasil

    ResponderExcluir
  90. Tb descobri já faz anos... e trato com Rosalic AR Intense, todos os dias 2x ( manhã e noite) e quando esta mais evidente pelos excessos, uso o Antirougerous da Avene. Sao otimos, não troco. Sei que são caros, mas duram muito, pois só sao aplicados nas regiões afetadas. Além desses 2 cremes, faço uso de 2 x no ano de um acido ( hormoskin) que ajuda muito t. Outro produto que eu adoro é o Redermic HyaLu da La Roche que é antivelhecimento e por ter acido hialuronico tb ajuda no tratamento da rosacea. Obvio qu tudo isso com acompanhamento da minha dermarto e com muito protetor solar... Uso o Anthelios Serum AE da La Roche. Hoje convivo tranquilamente com os meus vermelhinhos!!!

    ResponderExcluir
  91. Descobri a pouco tempo e por acaso em uma consulta para tratar queda de cabelo, a médica me receitou MIRVASO, pra quê??? Piorou 1000% algo que não me incomodava passou a estar continuamente na minha cara. Também tive reação com o Rozex. O que melhorou um pouco foi a tetraciclina oral que já estou tomando a 14 dias mas ainda tenho picos de vermelhidão a noite e confesso que tenho evitado sair de casa por conta dos episodios.

    ResponderExcluir
  92. Galera, eu sei muito bem o que é isso.
    Sempre me preocupei com a beleza, tenho apenas 17 anod e sofro três anos com essa maldita doença!
    Um creme que acalma bastante e barato é o CUTISANOL, usem, vocês vão adorar, meu rosto melhorou bastante com o uso contínuo, voltei a aplicar o gel de LA ROCHE-POSAY, meu rosto coça e as vezes tenho crise, mas não deixem de usar o CUTISANOL porque é ótimo, não adianta gastar milhões em medicamentos, para a medicina isso não tem cura. O único jeito de tentar aliviar os sintomas é usar protetor solar para pele sensíveis e durante a noite passar o creme. Beijos, se tiver outra coisa que melhore me avise.

    ResponderExcluir
  93. Boa Noite!
    ah muito tempo eu venho me incomodando com um vermelhidão (apenas) no nariz. Não sinto queimor, coceira, ardor ou qualquer outras coisa. E por incrível q pareça, só sinto alívio quando a temperatura estar mto fria... (ar condicionado, ventos frios, banho frio) e pioro com temperaturas quentes. A dermatologista me diagnosticou com rosácea, mas ainda fiquei em duvida por causa das pesquisas q fiz. Mas sei q minha pele é hipersensivel e fica avermelhada ate com protetor solar. Gostaria de sber uma opinião de acordo com as coisas q citei á cima. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  94. Fabiana, tudo bem? Sei que esse post é bem antigo, mas fiquei curiosa em saber como sua pele está em relação a rosacea e o que mais você descobriu nesses anos, descobri recentemente que tenho e pesquiso bastante sobre o assunto, espero que veja este comentário para que possamos trocar ideia atuais sobre o tratamento e cuidados.
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir