07 março, 2009

Economia Doméstica

Eu sei que ando super ausente; mas é que a coisa aqui tá feia, meu prazo para entregar a tese tá ali, depois daquela esquina, e eu ainda tenho muito trabalho pra fazer. Tenho passado meus dias enfurnada em bibliotecas, de onde só saio para comer (o que obviamente tem efeitos sobre a minha silhueta- no sentido de aumentá-la-, mas decidi que vou pensar nisso depois do depósito) . Fora que com o calor que andou fazendo, minha energia derreteu e escorreu igual que nem o ininterrupto suor.

Ainda assim, para não perder o costume, aproveitei uma brechinha para escrever um pouco aqui. E como as palavras não andam muito minhas amigas, decidi escolher um tema para ser mais fácil escrever.

Já faz um tempo que ia escrever sobre as táticas para manter a casa funcionando por aqui e também evitar desperdícios de comida. Se tem uma coisa que me deixa mal é ter que jogar comida fora, crua/cozida, não importa. Minha avó fez um ótimo trabalho em botar culpa na gente pelo desperdício- o velho truque do "você sabe quantas crianças têm fome e não têm o que comer?", de modo que até hoje beijo o pão se preciso jogá-lo no lixo...Outra coisa que me deixa mal é comer besteira com muita frequência - algumas gastrites e a queda muito rápida da minha imunidade se eu abuso já me comprovaram esse fato várias vezes, por isso resolvi me render às evidências e tomar cuidado mesmo.

Para facilitar a nossa vida - já que aqui somos nós que fazemos tudo - há algum tempo passei a fazer cardápios semanais; no início demora um pouco, mas hoje em dia preparo ao mesmo tempo o cardápio e a lista de feira/supermercado em uns quinze minutos. Sabendo o que vou fazer e quando, posso fazer uma lista com os ingredientes e, mais do que isso, com as quantidades a serem usadas. A única coisa que não decido é sobre as frutas, para poder comprar o que está na época. Mas desse jeito reduzimos muito a quantidade de comida comprada (economia 1) e sobretudo a comida jogada fora (economia 2). Fico feliz da vida de ver que, na véspera de fazer compras, a geladeira está quase vazia (e o que seria da vida sem essas pequenas alegrias, não?);

Fazer os cardápios previamente acaba ajudando também a comermos melhor. Afinal, se a gente chega em casa, do trabalho, cansado, e ainda vai ter que examinar a geladeira para descobrir o que vai fazer...já viu, né? Acaba comendo lanche. Com o cardápio pronto, dá para deixar algumas coisas já preparadas (como arroz, grãos) e só fazer as verduras na hora. O dia do lanche está garantido no cardápio - geralmente às sextas à noite ou final de semana! Afinal, todo mundo pode ter preguiça às vezes, né?

Outra coisa é que, planejando, dá para tomar cuidado em deixar os pratos mais fáceis para os dias em que chegamos mais tarde, ou em que um dos dois vai estar sozinho com as crianças, por exemplo. Além disso, dá para pensar em experimentar receitas novas, colocando todos os seus ingredientes na lista e garantindo que não vai faltar nada na hora de cozinhar.

Claro que não funciona à ferro e à fogo. De vez em quando cancelamos algum prato para terminar com as sobras. Ou então trocamos um prato por outro - eu sou rainha de ter que fazer lentilha ou ervilha partida porque esqueci de pôr outro grão de molho :-) Mas gosto desse cuidado: com a gente, com o produtor (o Edu que conta que, na cultura japonesa, jogar comida fora é um baita desrespeito com o produtor), com o nosso planeta... Fora que essa estratégia permite manter o olho numa das metas de ano-novo que era diminuir o consumo de industrializados.

Quer dizer... Mais ou menos, porque o Rô agora está na fase do strogonoff vegetariano, o que me obriga a comprar pelo menos champignon - embora dê para fazer com os frescos - e creme de soja.

Mas não dá para culpá-lo, já que o negócio é mesmo bom. Para encerrar, então, nesse espírito total de economia doméstica, aqui vai a receita do strogonoff (tirada da Revista dos Vegetarianos):

2 abobrinhas pequenas cortadas em cubinhos
100gr de vagem cortadas
2 cenouras médias cortadas em cubinhos
2 tomates sem pele e sem semente
1 cebola grande cortada
200 grs de champignon (fresco ou em conserva)
200 grs de creme de leite de soja
2 colher de chá de mostarda
1 xícara de shoyu
Azeite, sal e pimenta à vontade

A vagem e as cenouras devem ser cozidas no vapor. Aí, numa panela grande, você refoga a cebola (eu refogo em fogo baixo, até elas ficarem quase transparentes. E, como a Nigella ensinou, com a cebola vale colocar uma colher de chá de sal para que ela não grude), os tomates e a abobrinha. Quando a abobrinha estiver boa (isto é: cozida, mas não muito mole), você pode acrescentar o restante dos ingredientes. Fica ótimo! Você pode servir com arroz e batatas assadas ou a velha e boa batata frita palha, preferência do meu amado filho ;-)

Bom final de semana para vocês!

Imagem: www.gettyimages.com.br

3 comentários:

  1. Oi Fabi!!
    Sou eu, Jana sumida.Fazia um tempo que nao entrava no seu blog, e tive agradaveis surpresas!!Cheio de coisas gostosas para ler e aprender.
    Eu adorei sua dica de economia e organização domestica!
    Vc tem algum matriz para eu copiar??Ando taaaao "atrapaiada".
    Seu filhote tá lindo demais,
    beijos
    jana

    ResponderExcluir
  2. fabiana, ameeeeeeeeeeei esse post!
    posso colocar lá no vida verde?

    beijooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana! Tudo bem com você e com os meninos?
    Então, não tenho assim uma 'matriz' porque eu só fazia no computador o cardápio da semana quando o Rô era pequeno. Hoje em dia, em nome da rapidez, escrevo num papel de rascunho e depois prego na lousinha da cozinha :-) Mas vou colocar aqui o cardápio da semana passada:
    Segunda - jantar: arroz integral/salada de grão de bico (que virou de ervilha partida), batata smile no forno, salada verde e hamburguer de soja. Terça - almoço: arroz integral/purê de cenoura/ervilha cozida (não fiz, comemos a salada da véspera)/salada de tomates (não fiz, fiz salada de repolho roxo com cenoura ralada e uva passa). Jantar - arroz branco/ feijão preto/ couve manteiga/ salada verde com queijo. Quarta - jantar: penne ao molho de tomate. (nesse dia, o Rô estava meio doentinho e não foi para a escola de manhã, então acabei fazendo no almoço macarrão com abobrinha ralada e castanhas do pará moídas. Então, à noite, comemos o mesmo que no jantar do dia anterior, mais carne moída). Quinta: arroz integral/ strogonoff de legumes/batata palha/ salada verde e rabanete (fiz no jantar, porque fiquei passando roupa e não fiz almoço ;-) Jantar - gohan com feijão akuki e gergelim (não fiz, comemos o strogonoff). Sexta - jantar: lanche.
    Como você vê, o cardápio é mais uma referência, para sabermos quantas refeições vão ser feitas em casa, quantas pessoas vão estar em cada uma delas (de 3ª e 4ª somos cinco no jantar por exemplo)...E aí a gente vai se adaptando. Outra coisa é que sábado e domingo sempre deixo de fora, para podermos inventar com o que sobrou ou, como é comum, quando comemos fora ou visitamos as avós. O jeito é ir testando...
    Ah! E, dependendo da correria, apesar de gerar mais lixo, acho que vale investir em comprar algumas coisas já pré-lavadas. O lixo dá pra reciclar, já a verdura que estragou porque não deu tempo de lavar...
    Beijos!

    ResponderExcluir