24 março, 2009

Rapidinhas

-A Thais falou sobre o post Economia Doméstica lá no Vida Verde (o blog bacaníssimo que ela mantém no Portal da Crescer, sempre com informações e dicas preciosas para levarmos uma vida mais saudável e melhorar também a vida com o planeta, que a gente sabe que a coisa não está para brincadeira...). Ela tinha me avisado que ia linkar no Vida Verde, mas a maneira com que ela fez isso foi tão bonita, que fiquei super emocionada. Afinal, elogio de quem a gente admira é sempre gostoso de receber, né? Obrigada, Thais!

- Rodrigo-Batman está metade bem e metade revoltado com essa tal de tese que nunca termina. Ainda bem que está acabando...

- E falando na pesquisa, lembram que eu tinha ficado revoltada com as exceções à lei do salário-mínimo? Em 1944, conforme a guerra parece ir se encaminhando para o fim e a volta ao regime democrático vai se mostrando inevitável, alguns temas que até então eram negados (como o desemprego, por exemplo) conseguem entrar na pauta. E eles revogam essas exceções... Segundo o Ministro do Trabalho (que nessa época tinha uma seção na Voz do Brasil, uma vez por semana), passada a fase "educativa" da lei, para estimular a contratação de jovens e mulheres, ela já mostrava efeitos adversos, sendo os trabalhadores homens adultos preteridos em favor dessa mão-de-obra mais barata. Além disso, só depois desses efeitos adversos é que parece ter caído a ficha de que as exceções contrariavam a própria afirmação de que "a trabalhos de igual valor, remuneração igual"... Bom. Antes tarde do que mais tarde.

2 comentários: