26 abril, 2009

Esperança

Já tinha visto comentários sobre esse vídeo em alguns blogs mamíferos, mas ainda não tinha tido tempo para olhar. Então hoje, passeando na Materna Japão (porque essas mulheres maravilhosas não têm fronteiras ;-), vi um título estranho de post: "Comercial de colchão..."

Como a curiosidade matou o gato, fui ver o que era. E então topei com o vídeo, que até então eu achava que era o vídeo institucional de algum governo, estimulando o parto natural.

Surpreendentemente, o vídeo é um mini-documentário sobre uma propaganda de colchão! Só que ao invés de propagar as benesses de um bom sono ou como se evitar dores nas costas, o comercial propõe a cama a partir de seu lugar simbólico, de intimidade, tratando a cama como um espaço familiar, que significa justamente porque sua função não é restrita ao sono: é o lugar do amor, onde as crianças são feitas e onde nascem.

Pode ser minha TPM, pode ser esse cinza, essa falta de sol...Mas achei o vídeo super delicado e emocionante. E perceber que o parto domiliciar e formas de apego (porque o documentário também mostra a relação dos pais com o filho mais velho, super amorosa) podem ser temas de propaganda, me faz um pouquinho mais esperançosa de que existem mudanças em curso.



Bom domingo para vocês!

Update: vou só comentar uma coisa. Pra mim, uma das partes mais legais do vídeo, é quando o pai está falando sobre o parto e diz algo como "parto é um crescendo, crescendo, crescendo até que...tudo se expande". Não é lindo pensar que cada nascimento é um alargamento dos limites da vida? Santa ocitocina, Homem-Morcego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário