05 janeiro, 2009

Reconectando

2008...

...começou na ressaca do agosto quase interminável que foi 2007. Talvez por isso mesmo tenha começado tão cheio de esperanças. Esperanças que, graças a Deus, se transformaram em realidade: crises que resultaram em reencontros, qualificação em angustiante atraso finalmente cumprida, dissertação em vias de virar livro. Isso para falar só das pendências mais práticas.

No final das contas, muitas e muitas razões para agradecer.

...2009

Começou agitado, com visitas à minha avó querida e também com praia e muito sol. Começou também com a tomada de decisões e com uma boa mexida no texto da dissertação, diminuindo de 178 notas de rodapé para aceitáveis e imprescindiíveis 68 (sem comentários! Cada louco com a sua mania...). Começou com muito chamego no filhote e com o esforço em conjunto com o marido para - literalmente - não deixar a canoa virar (era caiaque, mas o que seria da vida sem licença poética?). 2009 começou intensamente familiar - com vó, vô, tio, primo, mãe, padrasto, irmã, cunhado, sobrinhos, bichos de estimação (Thelma e Louise adoraram os ares de Ubatuba!), enteada, marido, filho... Começou com um descanso que eu não tinha há tempos: a tomada de fôlego antes do esforço final, já que nos próximos seis meses há uma tese a concluir. Começou longe da internet, dos e-mails e dos blogs - e por isso peço desculpas a vocês, pela longa, e sobretudo desavisada, ausência.

Tentei escrever um post de final de ano. Mas só me vinha à cabeça a voz da Zizi Possi, cantando uma música que já postei aqui e que fala de renascimento:

"Largar esse cais, ir sem direção
seguir os ventos que clamam por mim.
Tecer minhas teias com minhas mãos
sugar das entranhas desse chão meu fim
digladiar com os dois de mim
ser o São Jorge do meu dragão
dividir meus segredos com árvores
e minhas verdades com o céu.
Trilhar as estradas que não trilhei
romper as portas trancadas por mim
e assim minhas mãos saberão dos meus pés
e assim renascer. E assim renascer" (Altay Veloso, sobre música de Saint-Saenz).

Renascimento, novas estradas, desprendimento do que somos em direção ao que queremos ser. Sonho, desejo, esperança, coragem. Nesse início de ano, são essas as palavras que habitam o meu corpo e dão forma aos movimentos do que sinto.

Um bom novo começo para vocês. E obrigada por terem continuado a me visitar.

Um comentário: