08 fevereiro, 2010

Fim de semana

Este final de semana foi difícil de parar para escrever. No sábado saímos cedo para resolver uma porção de coisinhas e à tarde fomos à festa de uma amiguinha do Rodrigo. Levamos junto o F. e depois de um certo momento, nem vi mais os dois: se enfiaram na cama elástica e só lembravam que eu existia quando batia a sede :-)
Rodrigo estava felicíssimo com a fantasia de Ben10 que ganhou para o Carnaval - no começo, tínhamos planejado fazer uma super fantasia de "Doutor", com direito a jaleco, cruz vermelha, estetoscópio... e depois também piramos imaginando como seria uma fantasia de Astroboy (mas como rimos muito com a ideia de uma cueca com cinto, acabamos não avançando nessa direção). E eu não canso de me espantar em perceber como eles estão numa fase deliciosa e divertida.
Na festa, que era em Perdizes, ainda vimos o bloco de Carnaval de rua passar, o que encantou as crianças e, apesar da chuva, colocou na janela quase todos os moradores dos (muitos) prédios.
Conclusão: sábado chegamos em casa quase às 9h da noite, super exaustos. E no domingo, às 7h o menino já estava em pé.
Aí aproveitamos o fresquinho da manhã para ir ao Ceasa e, na volta, começamos a preparar as coisas para ir ao piquenique, inventado pela Veronika e pela Neide (no Come-se tem muitas fotos dos piqueniques, além de textos muito saborosos) .
Fiz uma versão modificada da torta da minha mãe, sem cebola ou alho na massa e com um pouco mais de leite (para ficar mais molhada), e uma versão também modificada da torta de banana (que também é receita da minha mãe). A receita está abaixo. Chegamos lá mais de 12h30 e só saímos perto das 16h. E foi uma delícia: comidinhas gostosas, papos divertidos, crianças felizes explorando a praça, as prometidas empanadas deliciosamente temperadas... Estava tão bom que esqueci de tirar a máquina fotográfica de dentro da bolsa!

Frutas e uma tortilla deliciosa!

O mais engraçado foi o Rodrigo, mal entrando no carro e perguntando: "mãe, quando vai ter outro piquenique?". E hoje de manhã, uma das primeiras coisas que ele me perguntou é se hoje era dia de piquenique :-) Sabe o que é bom, esse menino!

Rodrigo no colo, em um de seus poucos pit-stops para reabastecer

Ele chegou em casa dormindo e, depois de descansar, fui cuidar da um bocadinho da casa. E aí, puft, o dia tinha acabado, mas sem nenhuma melancolia de domingo à noite. Também, com tanta festa e tanto encontro, a gente dá uma rasgadinha básica no encadeamento cotidiano dos dias e pressente um tempo novo - em que o cansaço cede lugar à plenitude.

A torta de banana, com pequenos furinhos feitos por um certo ratinho...

Torta de Banana
Uma dúzia de bananas nanicas maduras
10 colheres de farinha (eu usei 6 de farinha branca e 4 de farinha integral)
10 colheres de açúcar
1 colher de fermento em pó
Canela em pó
Manteiga
2 claras

Eu gosto dessa torta porque ela praticamente não tem massa: é quase só banana. Gosto também porque é fácil de fazer e, quando bem gelada, fica fresquinha e ainda mais saborosa.

Corte as bananas na direção do comprimento. Misture a farinha, o açúcar e o fermento em uma tigela. Em seguida, forre uma travessa untada com uma camada de banana e polvilhe a mistura de farinha e açúcar até cobri-las (é uma camada fina). Feito isso, polvilhe levemente com canela e distribua pequenas lascas de manteiga (cerca de 3cm). Feito isso, faça outra camada de banana e repita a operação. Em geral, faço três camadas de banana, sempre fazendo a mesma coisa: farinhas/açúcar, canela e manteiga.
Quando a torta estiver montada, bata as claras em neve. Na receita original, depois da clara em neve, misturam-se as gemas e cobre-se a torta. Eu confesso que às vezes me enjoa o gosto de ovo, então ontem experimentei fazer um suspiro pouco doce com uma gotinha de baunilha, joguei por cima e levei ao forno (cerca de 35 minutos em forno 255º). Eu gostei do resultado (a torta fica mais coradinha) e o Rodrigo ficou encantado com o suspiro.

É só isso. Simples e gostoso. E sabe que, embora seja gostoso gelada, eu até que gostei dela morninha, como café da manhã? Não sei se porque o Rô está com mania de pedir banana com açúcar e canela no café, mas achei que combinou...

Imagens: Neide Rigo.

4 comentários:

  1. Fabiana! Foi um prazer a companhia de vocês. E hoje estou aqui de boca seca pra comer esta torta. Da próxima vez, vou fazer uma marmitinha pro dia seguinte. rss. Parabéns pelo blog que não conhecia. Beijos, N

    ResponderExcluir
  2. Ai, Neide... Se eu tivesse certeza que ia encontrar a Veronika na saída da escola, te mandava uma marmitinha :-) Na próxima eu vou me lembrar da dica de levar porções cortadas ou pequeninas, para poder distribuir. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. menina, vou experimentar essa receita, urgente-urgentíssimo! água na boca...

    ResponderExcluir