01 fevereiro, 2010

Arrumando papéis

Epígrafe de um projeto muito antigo, encontrado em meio à papelada dispersa em pastas e caixas:

"Portanto, a luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis de cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito aos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável." (Antonio Candido, "O direito à literatura).

E nessa arrumação - que vem vindo desde sábado - fiquei besta de perceber quantos livros e textos do Antonio Candido tenho guardados... Vontade de parar tudo e ler e reler todos!

2 comentários:

  1. Sempre boas suas citações.
    As partes dos textos que te chamam a atenção sempre chamam também a minha.
    Deu vontade de reler este texto, talvez o faça agorinha. Fiquei curioso para ver se ele desenvolve a idéia de "níveis" de cultura, como ele assume o risco de julgar, de colocar algo acime de outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Tony, dpois do seu comentário, fiquei com vontade de reler também. Mas só agora à noite consegui começar direito; assim que acabar (e talvez de ler também "A literatura e a formação do homem") te escrevo direito!
    Ainda não cheguei no trecho que citei aqui, mas estou saboreando a atenção que ele chama para a importância da forma.
    Beijo!

    ResponderExcluir